A Cemig apresentou as ações de enfrentamento ao período chuvoso, que integram a Operação Verão, desenvolvida pela empresa de forma a garantir o fornecimento de energia elétrica para os seus quase 9 milhões de clientes, mesmo em condições meteorológicas adversas. A empresa realizou aportes de R$ 2,5 bilhões de investimento em reforço e crescimento da rede de distribuição este ano e, adicionalmente, R$ 515 milhões em manutenção do sistema elétrico do estado.
Para o diretor da Cemig Distribuição, a Operação Verão é a forma de mostrar como a distribuidora se prepara para o momento em que é mais demanda. segundo ele, nesta época do ano, as chuvas vêm com rajadas de ventos e raios, sem contar o excesso de água, que podem gerar diversas situações adversas para além da falta de energia, como deslizamentos de terra, interdição de estradas e rodovias e uma série de outros problemas. Durante o evento, a Cemig também apresentou informações sobre a previsão do tempo e segurança com a rede elétrica. Além disso, houve apresentação do CICCE de Minas Gerais.
Somente neste ano, a companhia realizou inspeção em quase 194.190 km de redes de distribuição e transmissão, limpeza de faixa de 24.508 km de vegetação rural, 451.910 serviços de podas de árvores, mais de 3.300 análises de óleo em transformadores e o atendimento a 74 mil ordens de serviço de manutenção preventiva. Além disso, para automatizar a rede elétrica de Minas Gerais, a Cemig instalou 6.264 religadores e, também, inaugurou ou ampliou a capacidade de atendimento de 45 subestações e ainda está previsto reforço na ordem de 12.000 km de rede.
De acordo com o superintendente de Engenharia da Distribuição da Cemig, Denis Mollica, o trabalho preventivo da Cemig permitiu uma melhora acentuada nos indicadores de qualidade da distribuidora. Segundo ele, houve uma redução de 19% no número de ocorrências causadas por fenômenos naturais. O número é um reflexo do investimento em automação e tecnologia, fundamental para que chegar ao resultado. O número de religadores foi aumentado em 25%, passando de 24.743 para 31.007 equipamentos. Com isso, a percepção, em média, de interrupção no fornecimento de energia para os clientes está 5% menor do que determina a Aneel.
Além de todas as ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta ainda com um serviço de meteorologia que prevê a ocorrência de tempestades. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes da central de atendimento ao cliente e das equipes para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender no menor tempo possível a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da empresa em todo o estado, para atuar com maior agilidade.